D'propósito

30 de junho de 2009

A seta e o alvo

Na brincadeira de caça e caçador Celeste acabou na jogatina de procurá-lo em outros homens, em outros amores. Procura, faz teste, seleciona, crê que encontra, se engana e não acha ninguém com o talento de seduzir pela fala, de ser engraçado com a piada sem graça, de ser o músico meia-boca-de-mão-cheia, de ser chato, insuportável e mesmo assim amável. Celeste o procura em alguém, e nele ela se encontra. Mas para contrariar, ele sempre se perde na linha paralela oposta a dela. Nunca compreendeu exatamente a matemática e a geometria, mas se lembra bem que linhas paralelas não se cruzam, e acredita mesmo, que o esbarrão foi só um erro do traço de quem escreveu e desenhou a seta como a reta, e o alvo como ela.





Voz e violão de Roberta Campos! E aguardem a moça na festa de dois anos do D'propósito.

28 de junho de 2009

Black or White



Quando era pequena me intrigava saber por que minha avó era preta e eu era branca. Isso se minha cor-amarelo-miojo pode ser considerada branca. Naturalmente descobri depois que a nossa raça era uma questão de gêneses. Mas o que me deixou mais intrigada ainda foi lá pelos cinco anos, quando descobri que o Michael Jackson não era um branco-café-com-leite como eu o conheci, e sim preto! Eu sabia que a minha diferença para minha avó era de gênese e o dele nunca consegui saber qual foi o tratamento ao certo que clareava a pele daquele moreno cheio de gingado negro. Minha mãe dizia que era o vitiligo, doença que despigmenta e clareia a pele com manchas. Mas eu nunca vi vitiligo que manchasse por inteiro, como aconteceu com Michael.

Meu pai,na época, um colecionador de LP’s e fã do rei do pop, tinha alguns discos do astro que marcou minha infância e a do meu irmão branco, mas que sempre apelidado de negão, pelo nariz e boca grande. Ou seja, a mistura do preto e o branco estiveram presentes na minha infância, com a minha avó, o Michael e meu irmão. Três figuras que passaram tardes inteiras comigo.
Enquanto Michael Jackson rodava na vitrola, meu irmão e eu brincávamos de imitar a figura mais polêmica do pop, com o passo Moon Walk, aquela em ele desliza os pés no chão e anda para trás. Sem falar nos gritinhos “au!”, “Ooh” (não sou muito boa para onomatopéias) e claro, aquela pegada na região intima, que nele fica até sexy. A música Black or White marcou boa parte da minha infância e a convivência com o meu pai.

Quinta, no final da tarde, quando começou a se falar no falecimento de Michael Jackson na redação da TV Cultura, eu achei que era piada, até ver na CNN. Ele era o tipo de figura que parecia imortal. Na hora, eu não fiquei chocada com a morte dele, a ficha começou a cair agora, dias depois com todos esses especiais que estão passando na TV.

Ainda que todo o clareiamento da pele tenha sido só pelo vitiligo, ou ainda que ele tenha insistido pela mudança de cor e raça, o sangue e o gingado preto corria na sua veia, e não há vitiligo, cirurgia plástica ou remédio que tire o suing de um preto. Há pouco mais de um mês entrevistando Patrícia Palumbo ela disse que, “ninguém faz música como os pretos” e eu concordo.

Em todo lugar já foi escrito, falado e comprovado que o popstar mudou a forma de se fazer videoclipe, de se fazer à música pop. Na canção que dá título a este post, Michael Jackson cantou que ‘não importa se você é preto ou branco’ e dentro do artista que ele foi, com o legado que deixou para música pop e deixando as extravagâncias e escândalos pessoais de lado, não importa se Michael foi preto ou branco, ele fez a sua história como artista e tem para sempre o posto de rei do pop.


22 de junho de 2009

apenas o fim

"Tudo terminou ontem e parece que hoje somos apenas dois desconhecidos que dividiram a mesma cama"





Frase adaptada e inspirada no filme de Matheus Souza ". apenas o fim."

Adiante

foto: Thiago Santana



Não fique pensando em mim, que mesmo distante, eu consigo sentir o seu desejo de voltar. E voltar, nesse caso, é dar um passo para trás. E na minha vida a marcha ré não engata.
Agora mesmo vou de bicicleta, e não me chame, não me tire a atenção. Olhar para frente é o único modo de não desequilibrar.

19 de junho de 2009

Recado

Sim, o blog ainda existe, a dona é que anda ausente por força maior de cansaço, falta de tempo e, claro, preguiça.
Mas agora, além de ausente vou ser também precipitada. Passava por uma dúvida nos últimos meses para saber se faria ou não a festa de dois anos do D’propósito. Talvez esteja falando uma grande besteira e volte atrás em algum momento, mas vou começar a me meter nessa enrascada de novo. A festa do primeiro ano deu nisso ! Agora vamos ver o que será dos dois anos de puro propósito de vida.

Não preciso nem dizer que aceito sugestões e ajuda de toda parte.
Aproveita e já anota aí: a festa este ano será no dia 08/08. Não vai perder, hein ?!

Axé, saravá e sorrisos largos.

2 de junho de 2009

Outono

Num dia frio de 9º C, ficamos mais elegantes, mais europeus. E nos protegemos do vento gelado que sopra o clima outonal do mês de junho. Mas como só o outono pode soprar, de modo que, as folhas caiam, o céu fique mais azul, o sol brilhe forte e as perguntas aqueçam, os Olhos Verdes perguntam:


- O que você vai querer de dia dos namorados ?

E os Olhos Castanhos respondem

- Um namorado.


Depois disso as cores dos olhos se misturam e a história vira novela.